Quem somos

A Equação aposta decididamente no desenvolvimento de projetos nacionais e internacionais de Educação para o desenvolvimento, em parceria com congéneres que se identificam com os nossos valores e práticas.

A Equação, Cooperativa de Comércio Justo, Crl é a primeira importadora e distribuidora portuguesa de produtos de Comércio Justo e foi fundada em 2007 por diversas organizações de base, sem fins lucrativos, que promovem este movimento. Atualmente, a aposta da Equação tem sido, para além de garantir a venda/distribuição de produtos de Comércio Justo em Portugal, na informação e educação dos consumidores, privilegiando os mais jovens, através de ações de sensibilização, sobretudo em escolas, e da participação em projetos nacionais e internacionais de voluntariado e cooperação para o desenvolvimento.
Mais do que nunca, a atuação da Equação passa hoje pela prática dos valores que acredita e defende e, como tal, apoia ativamente os seus cooperantes na gestão de espaços de restauração e bar/esplanada, aproximando decisivamente os consumidores dos valores que defendemos: práticas amigas do ambiente, respeito pelas pessoas, etc...

Enquadramento

Este movimento é um poderoso instrumento de cooperação para o desenvolvimento pois utiliza o mercado e o comércio como ferramenta de trabalho para combater a pobreza, a exploração das pessoas e dos recursos. Como aliás refere o velho provérbio chinês: “Se quiseres matar a fome de alguém dá-lhe um peixe. Mas, se quiseres que ele nunca mais passe fome, ensina-o a pescar”. E, claro está, surge como peça determinante nos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM) que, recorde-se, pretendem entre outras coisas erradicar a pobreza extrema até 2025. Citando um dos mais importantes economistas do mundo, Jeffrey Sachs (autor do livro O Fim da Pobreza) ”um mundo onde alguns vivem em conforto e abundância, enquanto metade da raça humana subsiste com menos de dois dólares por dia, não é justo nem estável”. Este autor aponta vários passos a dar para acabar com a pobreza e diminuir as desigualdades, sobretudo económicas, entre um Norte do Mundo, rico, consumidor e um Sul do Mundo, pobre, produtor. Entre elas constam (referimos apenas algumas que consideramos mais relevantes para este dossier):

– O fortalecimento das Nações Unidas (e das agências especializadas que dela dependem – UNICEF, FAO, OMS, etc.);

– A realização do potencial da ciência global (tendo presente que o financiamento público, as filantropias privadas e as fundações sem fins lucrativos terão de ajudar a suportar o compromisso de tratar os desafios não ultrapassados pelos mais pobres, precisamente porque as forças de mercado não serão, por si só, suficientes – a ciência tanto tende a seguir as forças de mercado, como a liderá-las tornando os ricos mais ricos num ciclo endógeno de crescimento);

– A promoção do desenvolvimento sustentável;

– O assumir de um compromisso pessoal, pois no final, a solução está em nós, enquanto indivíduos. 

São hoje mais poderosas que nunca as palavras de Robert Kennedy (no seu discurso no dia do juramento, 6/6/66) “Que ninguém se deixe desencorajar pela convicção de que não há nada que um homem ou uma mulher possam fazer contra o enorme conjunto dos males do mundo – a miséria e a ignorância, a injustiça e a violência… Poucos terão a grandeza de vergar a própria história, mas cada um de nós pode trabalhar para mudar uma pequena parte dos acontecimentos e da totalidade de todos esses actos será escrita a história da sua geração… É a partir de inúmeros e diversos actos de coragem e convicção que a história humana é formada. Cada vez que um homem luta por um ideal, ou age para melhorar o destino dos outros, ou combate a injustiça, produz uma pequena onda de esperança; cruzando as ondas produzidas por um milhão de focos de energia e audácia, constrói-se uma corrente que pode derrubar os muros da mais poderosa opressão e resistência”

Princípios do Comércio Justo

A Organização Mundial do Comércio Justo (WFTO) aponta 10 princípios essenciais do Comércio Justo

Criar oportunidades para produtores economicamente desfavorecidos

Transparência e responsabilidade na troca de informação e na tomada de decisões

Práticas comerciais justas, estáveis, duradouras, com respeito pelo bem estar social, ambiental e económico dos pequenos produtores

Pagamento de um preço justo pelo trabalho dos produtores, sem desigualdades entre géneros

Renúncia total do trabalho infantil ou forçado

Compromisso de não discriminação, igualdade de géneros e liberdade de associação

Assegurar boas condições de trabalho, saudáveis e seguras

Incentivo à capacitação dos produtores e desenvolvimento das suas competências

Promoção dos princípios do Comércio Justo juntos dos consumidores

Respeito pelo ambiente: Recurso a matérias-primas provenientes de fontes exploradas de forma sustentável...

Parceiros

Os nossos parceiros

Dispomos de parcerias internacionais e nacionais para produtos de comércio justo. Veja mais informações de alguns deles.

A IDEAS (Iniciativas de Economia Alternativa e Solidária) é uma Organização de Comércio Justo cuja missão é transformar o ambiente económico e social para construir um mundo mais justo e sustentável, desenvolvendo iniciativas de Comércio Justo, Economia Solidária e Consumo Responsável, ambos no campo local e internacional. É uma Cooperativa sem fins lucrativos, reconhecida de Interesse Social pela sua atividade de solidariedade e registrada como ONG na AECID (Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento) e registrada no Registro de Agentes de Cooperação para o Desenvolvimento da Andaluzia (RACDA). A IDEAS é membro da WFTO (Organização Mundial do Comércio Justo); membro fundador do CECJ (Coordenador Estadual de Comércio Justo); membro fundador da REAS (Rede de Redes de Economia Alternativa e Solidária), da Fiare Sur (Associação de Bancos Éticos) e entidade membro da Federação Andaluz de Cooperativas (FAECTA) e coordenador dos Coletivos Sociais de Solidariedade de Córdoba.
A Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Marco de Canaveses (EPAMAC) foi criada em 19 de dezembro de 1989. Ao longo de 30 anos a EPAMAC esteve sempre atenta às alterações socioeconómicas do meio, pelo que foi crescendo e alargando a sua oferta formativa. Para além de uma formação de qualidade, a escola oferece alimentação, alojamento e transporte aos jovens que a frequentam. A EPAMAC está inserida numa quinta com 85 hectares, situada no concelho de Marco de Canaveses e ministra três cursos profissionais de Nível IV (secundário): – Técnico de Produção Agropecuária; – Técnico de Turismo Ambiental e Rural; – Técnico de Gestão Equina. e um Curso Educação Formação (Nível III- básico): – Operador de Jardinagem.
Fundacja Rozwoju Społeczeństwa Przedsiębiorczego (FRSP) foi fundada por um grupo de especialistas, realizando atividades relacionadas com o mercado de trabalho. A FRSP promove o desenvolvimento e o conhecimento sobre o empreendedorismo e o mercado de trabalho, o aumento do emprego, bem como o reforço da capacidade do sector das ONG, principalmente na região da Silésia e na Polónia. A missão da FRSP é apoiar o desenvolvimento do empreendedorismo empresarial, a criação de novos locais de trabalho e ações para o pleno emprego. Principais atividades da FRSP: – Obtenção de subsídios para o início de uma atividade, para o desenvolvimento de atividades económicas, para equipamentos ou reajustes no local de trabalho, para reembolso de prémios de seguro para os trabalhadores e parte dos salários dos trabalhadores e para investimentos ambientais; – Aconselhamento jurídico gratuito; – Aconselhamento para os desempregados e para a promoção do emprego e do desenvolvimento do mercado de trabalho; – Escrita de projetos para ONGs; Grupos-alvo a quem o FRSP dirige as suas ações: – Desempregados e economicamente inativos (alta prioridade); – Pessoas em risco de perder o emprego; – Trabalhadores (que comecem uma empresa, mas permitam apoio e conselhos comerciais); – Recém-licenciados que estão a entrar no mercado de trabalho; – Pessoas sem experiência de trabalho; – Trabalhadores independentes e os microempresários; – ONGs;

A Delegação Local de Amarante da Associação Portuguesa de Deficientes funciona como uma organização de pessoas
com deficiência, constituída e dirigida por pessoas com deficiência. Enquanto organização de direitos humanos, tem por objetivo a promoção e defesa dos interesses gerais, individuais e coletivos das pessoas com deficiência em Amarante. Baseada no princípio de que as pessoas com deficiência são os peritos em matéria de deficiência, que
conhecem melhor que ninguém os problemas que enfrentam e as soluções para os ultrapassar, a APD não limita a sua ação à denúncia das situações de discriminação de que são objeto estes cidadãos. A APD pretende agregar todas as pessoas com deficiência, independentemente das deficiências, causas e origens.

Cooperantes​

A Cooperativa Equação tem os seguintes órgãos sociais (mandato 2019-2023)

Cooperantes Coletivos

Associação Alternativa ​

É uma associação local sem fins lucrativos criada em 2003 com sede em Barcelos e que desde 2006 viu reconhecida a sua utilidade pública como Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD).

Aventura Marão Clube

O Aventura Marão Clube (AMC) é uma associação local sem fins lucrativos criada em 1993 com sede em Amarante.

Mikachu, Lda

A Mikachu, Restauração Unipessoal, Lda (Mikachu, Lda) é uma empresa criada em 2014 com sede em Guimarães.

Cooperantes Individuais

Jorge Miguel Ribeiro Pereira Pinto

Alfredo Manuel Branco de Carvalho

Carlos Guilherme Oliveira da Costa

Maria de Lurdes de Antas de Barros Caldeira Barroso

Diogo Manuel dos Santos Vaz

Marcella Serra

Governação

DIREÇÃO

Jorge Miguel Ribeiro Pereira Pinto​

Presidente​

Alfredo Manuel Branco de Carvalho

Tesoureiro

Marcella
Serra

Secretária

Mesa da Assembleia Geral​

Carlos Guilherme Oliveira da Costa​

Presidente
Mesa da Assembleia Geral​

Diogo Manuel dos Santos
Vaz

Vice-Presidente​
Conselho Fiscal​​

Maria de Lurdes de Antas de Barros Caldeira Barroso​

Presidente​
Apresentações Comércio Justo
+
Projetos
Cooperantes

Casa da Juventude de Amarante festeja 10.º aniversário durante uma semana

Artigo em A Verdade

Primeira loja de Comércio Justo abriu há dez anos em Portugal

Autor: Lusa/AO Online

Scroll to Top