Projetos
Voluntariado
Voluntariado Europeu
A Equação tem procurado encorajar o espírito do voluntariado através do seu trabalho como organização de coordenação, envio e acolhimento de voluntários no âmbito do Serviço Voluntário Europeu (SVE) e, atualmente, do Corpo Europeu de Solidariedade (CES) da União Europeia, tendo já proporcionado uma experiência enriquecedora e única a vários jovens de diversos países da Europa e do Mundo.
Se tens entre 17 e 30 anos também podes fazer a diferença e deixar a tua marca numa das imensas organizações europeias que precisam de voluntários com vontade de ajudar, conhecer uma nova realidade e partilhar conhecimentos e experiências!
Voluntariado Local
Em todo o mundo o movimento do Comércio Justo envolve milhares de voluntários, ativistas motivados pela mudança que este movimento propõe. Eles garantem boa parte da visibilidade deste movimento sendo determinantes para o crescimento das ações de divulgação, de campanha e venda de produtos de Comércio Justo. Podemos dizer que a resistência e força do Comércio Justo vêm dos seus voluntários.
Corpo Europeu de Solidariedade
Make Children Smile
Nome e Referência: Make Children Smile (2019-1-PL01-ESC11-062695)
Ano: 2019
Tipo de Projeto: Corpo Europeu de Solidariedade
Tema(s): Saúde e Bem-estar, Direitos Humanos, Ambiente, Assistência social
Participantes: 8
Parceiros: Fundacja Rozwoju Społeczeństwa Przedsiębiorczego (Polónia), Social Youth Development K.A.N.E. (Grécia)
Natural: voluntariado Bio, Justo, Local
Nome e Referência: Natural – voluntariado Bio, Justo, Local (2019-1-PT02-ESC11-005751)
Ano: 2019
Tipo de Projeto: Corpo Europeu de Solidariedade
Tema(s): Ambiente e ações climáticas, Saúde e Bem-estar, Direitos Humanos
Participantes: 10
Parceiros: You in Europe (Grécia), La Hoya (Espanha), Cantieri Giovani (Itália), Szatyor (Hungria), Kuro (República Checa)
Natural: Desafio Sustentável
Nome e Referência: Natural: desafio sustentável (2020-1-PT02-ESC11-006544)
Ano: 2020
Tipo de Projeto: Corpo Europeu de Solidariedade
Tema(s): Ambiente e ações climáticas, Saúde e Bem-estar, Direitos Humanos
Participantes: 10
Parceiros: Cantieri Giovani (Itália), You in Europe (Grécia), Latvijas Mazpulki (Letónia), Falcogroup (Rússia), Pi Youth Association (Turquia)
Break Barriers - Expand Wings
Nome e Referência: Break Barriers – Expand Wings (2020-1-PT02-ESC11-006544)
Ano: 2020
Tipo de Projeto: Corpo Europeu de Solidariedade
Tema(s): Inclusão, Desenvolvimento comunitário, Cidadania e participação na vida democrática
Participantes: 2
Parceiros: FRSP
Erasmus +
A Equação, Crl organiza, desde 2009, projetos europeus financiados pelo Programa Erasmus+ para promover o Comércio Justo, apoiar as suas atividades e trabalhar temas específicos ligados à sustentabilidade. São projetos no âmbito do Serviço Voluntário Europeu e, também, mobilidades individuais de jovens (intercâmbios de jovens) e trabalhadores na área da juventude (cursos de formação).
Mountains: what’s behind our fears
Nome e Referência: “Mountains: what’s behind our fears” (2017-1-PT02-KA105-003994)
Ano: 2017
Tema(s): Este projecto promoveu a integração de refugiados, a cooperação para o desenvolvimento e estilos de vida saudáveis entre os jovens e a comunidade local. Através de atividades ao ar livre e de natureza e teatro fórum, os participantes sensibilizaram a comunidade local para estas questões e fizeram várias atuações na região, utilizando também tecnologias TIC como ferramenta.
Decorreu em Amarante (Portugal) durante 9 dias (21 a 29 de junho de 2017).
Objetivo(s): Os principais objetivos foram 1) Aumentar a consciencialização sobre as questões dos refugiados e migrantes; 2) Promover a integração de refugiados em cidades de pequena/média dimensão envolvendo as comunidades locais; 3) Promover o teatro fórum como ferramenta de consciencialização social; 4) Elevar o espírito de cooperação entre os jovens e entre eles e a comunidade, promovendo os valores da solidariedade e da compreensão mútua entre pessoas de diferentes culturas, especialmente as que se encontram sob estatuto de refugiado e migrante.
Participantes: 30 participantes (24 jovens e 6 líderes)
Parceiros: Portugal, Bulgária, Itália, França, Grécia e Reino Unido
Changing trade, changing life
Nome e Referência: “Changing trade, changing life” (2017-3-PT02-KA105-004590)
Ano: 2017
Tema(s): Os temas principais foram a Cooperação e Relações Internacionais (promoção do Comércio Justo), Juventude (Participação e Mobilidade, Trabalho Juvenil) e Ambiente e Alterações Climáticas (Agricultura Biológica, Produtos Locais, Turismo Sustentável).
Teve a duração de 1 ano (maio de 2018 – maio de 2019) e decorreu em Amarante.
Objetivo(s): Os objetivos deste projeto foram 1) Sensibilizar para os princípios e valores do Comércio Justo (voluntariado, solidariedade, respeito pela diversidade); 2) Apoiar a campanha “Amarante sustentável”, que visa a promoção e consumo de produtos locais, biológicos e justos; 3) Apoiar a Equação e os seus cooperantes locais (AMC, Reviravolta e Cor de Tangerina); 4) Apoio a projeto de turismo sustentável no vale do rio Ôlo (por meio de ações de conscientização ambiental); 5) Aumentar o espírito de cooperação entre os jovens e entre estes e a comunidade, promovendo os valores da solidariedade e da compreensão mútua entre pessoas de diferentes culturas.
Participantes: 5
Parceiros: República Checa, Finlândia, Espanha, Roménia e Hungria
Projetos a decorrer
O Projeto GLOKERS: Glocal Shakers for youth-led environmental activism! É uma Parceria Estratégica, financiada pelo Programa Erasmus+ da EU (2023-1-PL01-KA220-YOU-000152609). Este projeto tem a duração de 24 meses, é liderado pela PFTA – Polish Fair Trade Association (Polónia) e envolve parceiros de Itália, Espanha e Portugal (Equação, Cooperativa de Comércio Justo, Crl). O objetivo principal é o de promover a sensibilização dos jovens europeus para uma abordagem mais glocal e inclusiva no consumo e produção sustentáveis para combater as alterações climáticas, combinando Comércio Justo e campanhas sobre legislação verde.
O Projeto GREENLINES: Guidelines for sustainable project management! É uma parceria estratégica de pequena escala, financiada pelo Programa Erasmus+ da EU (2023-1-AT01-KA210-YOU-000160755). Este projeto tem a duração de 14 meses, é liderado pela AACR – Austrian Association for Cultural Relations (Áustria) e envolve parceiros da Hungria, Itália e Portugal (Aventura Marão Clube). O principal objetivo é o de aumentar a sustentabilidade global dos projetos realizados por organizações ativas no setor da juventude. Para tal vai ser produzido um guia que ajudará as organizações a reduzir a pegada ecológica durante a implementação dos seus projetos.
Campos de Trabalho Internacionais
A Equação organiza, desde 2009, Campos de Trabalho Internacionais (CTI) para promover o Comércio Justo e apoiar produtores biológicos locais. Estes CTI são financiados pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e contam com o apoio de diversos parceiros locais: CMA, UFA, Cercimarante, AMC, Mikachu, Lda, Floresta Viva, Fernando Paiva, entre outros.
CTI 2019
Nome e referência: Another World is possible (PT-PO-02-19)
Ano: 2019
Tipo de Projeto: Campo de Trabalho Internacional
Tema(s): Ambiente, Agricultura Biológica, Comércio Justo
Participantes: 20
Parceiros: CMA, UFA, Cercimarante, Fernando Paiva, Mikachu, Dilani, Floresta Viva, AMC
CTI 2020
Nome e referência: Another World is possible (PT-PO-11-20)
Ano: 2020
Tipo de Projeto: Campo de Trabalho Internacional
Tema(s): Ambiente, Agricultura Biológica, Comércio Justo
Participantes: 20
Parceiros: CMA, UFA, Cercimarante, Fernando Paiva, Mikachu, Dilani, Floresta Viva, AMC
Campanhas
Amarante Sustentável
Amarante sustentável é uma campanha para promover boas práticas para o consumo de produtos locais, apoiar produtores biológicos e defender os princípios de Comércio Justo. Pretende sensibilizar os cidadãos para o impacto positivo que os produtos locais, bio e justos podem ter nas suas vidas, criando uma cadeia virtuosa e que capacita a comunidade, apoia a economia local e é amiga do ambiente. Tudo isto tendo por base princípios éticos e respeitando a dignidade dos produtores.
Passo #1
Discutir e aprovar uma moção pública de apoio aos princípios bios, justos e locais.
Passo #2
Introduzir a compra pública de produtos bio, justos e locais.
Passo #3
Garantir que o comércio e a restauração utilizam ou vendem produtos bio, justos e locais.
Passo #4
Conseguir o compromisso da comunidade educativa, da sociedade civil e das empresas.
Passo #5
Organizar acções de sensibilização para um consumo sustentável e responsável.
Passo #6
Criar um grupo de acção local para apoiar a campanha “Amarante sutentável”.
Luta contra as alterações climáticas
Devido às atuais condições climáticas, em agosto de 2018 foi criado um movimento global chamado “Fridays For Future” com o objetivo de contestar a falta de ações contra a crise climática. Desde março de 2020 também nos juntamos a este movimento com o objetivo de sensibilizar a comunidade amarantina para este problema.
Passo #1
Criação de uma conta no Instagram para sensibilização da população.
Passo #2
Participação nas greves climáticas.
Passo #3
Partilha de factos relevantes aos problemas climáticos atuais.